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MÍDIA/IMPRENSA
 
Pré escola - Prevenção de futuros problemas escolares
 
Por: Maria Teresa Pedro
Publicado no Site Crescer
 

No decorrer de tantos anos de trabalho com aprendizagem e suas dificuldades, quero salientar um aspecto que julgo da maior importância na prevenção de futuros problemas de aprendizagem: o papel da pré-escola no preparo das crianças para a série inicial.
Com freqüência, encontro pais em dúvida e com as queixas seguintes: meu filho é o último da classe a terminar as atividades, é muito lento e sem capricho, sua letra é feia e não consegue fazer letra cursiva ou outras queixas.

Um número significativo de crianças taxadas de “relaxadas” e desorganizadas em suas produções gráficas podem possuir alguma dificuldade na motricidade fina.

Com a “explosão” do construtivismo, algumas escolas de educação infantil deixaram de valorizar e estimular aspectos psicomotores, que são pré-requisitos para uma boa qualidade de traçado e escrita. Algumas crianças possuem naturalmente um repertório psicomotor bom e, mesmo sem muito treino, conseguem sair-se bem em atividades que exijam coordenação motora fina. Outras precisam de trabalho específico para estimular essas habilidades. Um professor observador vai detectar tais defasagens e orientar adequadamente o trabalho com seus alunos ou, se for o caso, encaminhar para um profissional que possa diagnosticar a dificuldade. Os pais devem observar se a criança teve ou tem dificuldades para recortar, pintar, desenhar, escrever e executar tarefas de casa.

A auto-estima de uma criança que inicia a escolarização pode ficar afetada para o resto de sua vida escolar se começar a se sentir a última da classe a terminar as atividades. Sabemos que, apesar de possuir potencial intelectual normal (ou até acima do normal), o aluno poderá sentir-se incapaz e inferior aos colegas simplesmente pelo fato de não saber desenhar ou pintar. É preciso diferenciar entre não querer e não conseguir. Às vezes, por mais que capriche, a qualidade do trabalho fica abaixo do esperado e isso é muito frustrante para qualquer criança.

Em alguns casos se faz necessária uma avaliação do nível de desenvolvimento motor do aluno para verificar-se há necessidade de se iniciar um trabalho de Psicomotricidade para o refinamento de movimentos motores e organização espacial. Os pais podem ajudar com atividades de pintura, desenho, recorte, jogos de encaixes e também estimulando a autonomia de práticas como: vestir-se, pentear-se, alimentar-se, sem a intervenção do adulto.

 
 
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