No decorrer de tantos anos de trabalho com aprendizagem e suas
dificuldades, quero salientar um aspecto que julgo da maior
importância na prevenção de futuros problemas de aprendizagem: o
papel da pré-escola no preparo das crianças para a série inicial.
Com freqüência, encontro pais em dúvida e com as queixas seguintes:
meu filho é o último da classe a terminar as atividades, é muito
lento e sem capricho, sua letra é feia e não consegue fazer letra
cursiva ou outras queixas.
Um número significativo de crianças taxadas de “relaxadas” e
desorganizadas em suas produções gráficas podem possuir alguma
dificuldade na motricidade fina.
Com a “explosão” do construtivismo, algumas escolas de educação
infantil deixaram de valorizar e estimular aspectos psicomotores,
que são pré-requisitos para uma boa qualidade de traçado e escrita.
Algumas crianças possuem naturalmente um repertório psicomotor bom
e, mesmo sem muito treino, conseguem sair-se bem em atividades que
exijam coordenação motora fina. Outras precisam de trabalho
específico para estimular essas habilidades. Um professor observador
vai detectar tais defasagens e orientar adequadamente o trabalho com
seus alunos ou, se for o caso, encaminhar para um profissional que
possa diagnosticar a dificuldade. Os pais devem observar se a
criança teve ou tem dificuldades para recortar, pintar, desenhar,
escrever e executar tarefas de casa.
A auto-estima de uma criança que inicia a escolarização pode ficar
afetada para o resto de sua vida escolar se começar a se sentir a
última da classe a terminar as atividades. Sabemos que, apesar de
possuir potencial intelectual normal (ou até acima do normal), o
aluno poderá sentir-se incapaz e inferior aos colegas simplesmente
pelo fato de não saber desenhar ou pintar. É preciso diferenciar
entre não querer e não conseguir. Às vezes, por mais que capriche, a
qualidade do trabalho fica abaixo do esperado e isso é muito
frustrante para qualquer criança.
Em alguns casos se faz necessária uma avaliação do nível de
desenvolvimento motor do aluno para verificar-se há necessidade de
se iniciar um trabalho de Psicomotricidade para o refinamento de
movimentos motores e organização espacial. Os pais podem ajudar com
atividades de pintura, desenho, recorte, jogos de encaixes e também
estimulando a autonomia de práticas como: vestir-se, pentear-se,
alimentar-se, sem a intervenção do adulto. |