A vida escolar de toda criança ou adolescente é
de suma importância para seu equilíbrio mental e na formação de sua
personalidade. Quando algo na escola vai mal, tudo fica comprometido
e começam os problemas de comportamento, familiares e outros.
Frequentemente encontro no atendimento psicope-dagógico alunos que
se sentem incapazes por apresentarem alguma dificuldade no
aprendizado, seja na alfabetização, no raciocínio lógico, na falta
de metodologia para estudar, nas lacunas formadas em aprendizagens
anteriores, problemas de adaptação à escola, problemas na atenção e
na leitura ou escrita.
Dificuldades no aprendizado não devem ser tratadas como uma simples
questão de vontade do aluno ou do professor. É preciso descobrir as
causas das dificuldades para que seja possível combatê-las.
O sentimento de competência é importante para que exista uma
autoestima positiva. A baixa autoestima pode gerar ansiedade e
depressão.
A dificuldade no aprendizado pode ter diversas causas. Geralmente é
passageira, faz parte de uma fase da vida escolar. Porém, se não for
tratada, pode acarretar problemas futuros, gerando uma autoimagem
negativa e uma sensação de fracasso que vão interferir até na vida
adulta.
Muitas vezes, o aluno nem sabe por onde começar a estudar, não se
organiza, não sabe fazer agenda-mento, não possui um método adequado
de estudo. Isso gera angústia e desânimo além de críticas por parte
do adulto. A identificação dos fatores que interferem no aprendizado
requer um diagnóstico especializado.
Uma ajuda profissional pode resgatar o gosto pelo saber e a vontade
de aprender. O trabalho psicopedagógico, às vezes, se faz necessário
tanto para a criança ou adolescente quanto na orientação da família
e da escola. Assim todos, em parceria, falarão a mesma linguagem, e
o aluno se sentirá respeitado e acolhido ao receber ajuda adequada. |