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MÍDIA/IMPRENSA | |||||
Alfabetização deve ser um processo prazeroso | |||||
Por: Maria Teresa Pedro Publicado no Jornal Mexa-se |
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No meu contato com pais, professores, alunos e profissionais em
geral, freqüente-mente percebo algumas dúvidas em relação ao que
significa o trabalho psicopedagógico. Na verdade, a Psicopedagogia
surgiu da necessidade de responder as perguntas para as quais a
Psicologia, a Fonoaudiologia e demais áreas não possuem as
respostas: como essa criança aprende? Qual é a melhor metodologia
para aprendizagem? Por que essa criança esperta e inteligente tira notas baixas? Como se ensina? O problema é do aluno ou da escola? O que é da competência da escola resolver? Costumo dizer que não existe a “escola ideal” e sim a escola ideal para aquele determinado aluno. A Psicopedagogia tem por objetivo diagnosticar as dificuldades do aprendizado, as causas do baixo desempenho escolar e procurar os caminhos pelos quais as crianças aprendem, facilitando assim o aprendizado. São múltiplas as causas que podem levar ao mau desempenho escolar, cada caso precisa ser analisado para concluirmos o que é melhor para aquela criança ou adolescente. É necessá-rio levar em conta aspectos significativos como a história de vida escolar, o desempenho, a capacidade intelectual, a dinâmica familiar, o desenvolvimento da criança desde a infância, a metodologia da escola, problemas funcionais (enxerga e ouve bem? Como é a concentração?). Esses e outros itens podem interferir no aprendizado de crianças saudáveis e inteligentes. Na abordagem psicopedagógica clínica, é fundamental uma avaliação para a obtenção de um diagnóstico psicopedagógico, respeitando a individualidade do aluno e buscando seu potencial. Após essa avaliação serão trabalhados os aspectos deficitários de sua aprendizagem numa relação que envolva condições orgânicas, funções intelectuais e aspectos emocionais. A intervenção psicopedagógica promove a interação de todos os elementos do contexto escolar: alunos, professores, equipe da escola, família, e atua também de forma eficaz na prevenção de futuros problemas. Sabemos que crianças com mau rendimento escolar podem se tornar ansiosas, agressivas e desinteressadas em decorrência do sentimento de fracasso. O diagnóstico precoce vai direcionar a aprendizagem e aumentar as possibilidades do aluno vivenciar situações de sucesso em sua vida escolar social e profissional. |
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